top of page
Banner.png

Contagem Regressiva

Sobre o Evento

Sejam Bem-Vindos(as) ao XXIII Congresso Brasileiro de Ergonomia!

O Congresso Brasileiro de Ergonomia é o evento oficial da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), realizado anualmente, que busca promover um espaço de interação e discussão entre todos interessados em Ergonomia para o desenvolvimento da área. O congresso vem sendo palco de discussões dos mais variados temas relacionados a Ergonomia e de participação ativa de profissionais, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e, desse modo, vem propiciando um ambiente especial e único para a disseminação da produção de conhecimento em Ergonomia.

Nesta edição, Florianópolis - SC tem o prazer de sediar o evento com palestrantes nacionais e internacionais, workshops, mesas redondas, simpósios, sessões de temas livre, sessões de pôsteres e expositores. Além disso, com o auxílio da ABERGO, haverá a premiação dos melhores trabalhos. 

Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. As atividades do congresso ocorrerão nos turnos, vespertino e noturno, sendo o período da manhã destinado para atividades de turismo e lazer. 

Evento Híbrido

O evento se inicia de forma remota no dia 21 de novembro com o XVI Forum dos Grupos Técnicos da ABERGO.
No dia 22 de novembro as atividades presenciais do XXIII Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO se iniciam no Majestic Palace Hotel. Aqueles que optarem pela participação remota, devem acessar a programação no site, visto que há atividades exclusivamente presenciais e outras em transmissão híbrida. 

Presencial
Presencial
On-Line
On-line

Programação

Trabalhos

Poderão ser enviados trabalhos nas modalidades: 
 

  • Artigo Completo - Artigos de Trabalhos Completos serão apresentados nas sessões de Comunicação Oral durante o evento. 
    Resumo Expandido - Resumos de Trabalhos serão exibidos em forma de Pôster e/ou Vídeo Pôster no evento. 

rEGRAS DE sUBMISSÃO

Design sem nome (1).png

Template do trabalho

Design sem nome (1).png

envio do trabalho

Design sem nome (1).png

Inscrição
ENERGO

Design sem nome (1).png

trabalhos aprovados

Prêmios ABERGO

Prêmio Melhor Case de Ergonomista Certificado

O melhor case de ergonomia, apresentado por Ergonomista certificado, com base nas notas, conforme critérios de avaliação. Para concorrer nesta categoria é necessário que o Ergonomista esteja em dia com a sua certificação SisCEB/ABERGO. Premiação: será concedido espaço para apresentação oral no evento, R$ 2.000,00 e Certificado especial para autores e empresa

Prêmio Melhor Trabalho de Apresentação Oral

O melhor artigo com base nas notas, conforme critérios de avaliação. Premiação: R$ 2.000,00 e Certificado especial

Prêmio Melhor Trabalho de Apresentação em Pôster

O melhor pôster com base nas notas, conforme critérios de avaliação. Premiação: R$ 1.000,00 e Certificado especial.

Submeta seu trabalho e concorra

Local do Evento Presencial
fd2a9a04caa143d69ad7b379ae1b6db7.jpg

Av. Beira Mar Norte, 2746 - Centro
Florianópolis, Santa Catarina - Brasil

https://www.majesticpalace.com.br/ 

Florianópolis 350 Anos
Florianópolis: pronta para retomada
Sugestões de Hospedagem

Para esta edição os hotéis Majestic Palace, Porto da Ilha e Valerim Florianópolis fizeram um cupom especial de desconto para os participantes do evento e o Hotel Ibis Florianópolis fez um preço especial para os participantes do evento que reservarem por este e-mail mencionando o nome do evento. Além desses hotéis, a pousada Essência do Sol também fez um cupom especial de desconto para os participantes do evento.
Utilize o código de Cupom CBE2023 ao fazer a reserva nestes hotéis e pousada, válido somente para o período de 20/11 a 25/11. 

A ABERGO não tem nenhum vínculo com estes hotéis, são apenas sugestões com opção de desconto aos participantes.

Confira abaixo os links para poder efetuar sua reserva.

Dúvidas Frequentes

  1. Quando será o evento? 

21 a 24 de novembro de 2023. Congresso híbrido, presencial no Majestic Palace Hotel , em Florianópolis - SC. 

 

  2. Como participar? 

Realizar a inscrição em nosso site na opção Inscrição no Evento. 
Site Evento: https://www.abergo.org.br/congresso2023

  3. Como sei os valores para participar?
Os valores estão disponíveis no site do evento na opção Inscreva-se. 
Site Evento: https://www.abergo.org.br/congresso2023 

  4. O que está incluso na inscrição? 
Ao se inscrever no evento você irá garantir a publicação de trabalho aprovado, caso tenha, e poderá participar de todas as atividades do programação regular do evento - palestras, workshops, painéis, mesas-redondas. A exceção são os minicursos, que possuem inscrições realizadas à parte e são apenas na modalidade presencial.

  5. Quais documentos deverão ser apresentados para acessar o evento, na modalidade presencial? 
No credenciamento, será solicitado um documento original com foto para todas as categorias de inscrição. Estudantes de graduação precisam, também, apresentar comprovante de matrícula atual.

  6. Precisa levar alguma declaração de pós-graduação no dia do credenciamento?
Para a inscrição na categoria de graduação e pós-graduação, será necessário enviar o comprovante de pagamento junto com a comprovação da IES que está cursando para o e-mail secretaria@abergo.org.br

  7. Como posso comprovar que sou estudante de graduação?
Para comprovar o vínculo com um curso de graduação, basta levar no dia do evento, uma declaração em papel timbrado da instituição expondo que o(a) aluno(a) está regularmente matriculado no semestre letivo. Não serão aceitas carteirinhas de estudante e/ou boletos bancários.

  8. Haverá coffee break no evento?
Aos que participarão na modalidade presencial teremos momentos para o coffee break que promoverão a interação entre os participantes.

  9. Aluna de MBA entra na categoria pós-graduação?
MBA entra na categoria de pós-graduação, será necessário enviar o comprovante de pagamento junto com a comprovação da IES que está cursando para o e-mail secretaria@abergo.org.br

  10. Como faço para cancelar minha inscrição? 
O reembolso é solicitado através do e-mail secretaria@abergo.org.br. 
Reembolsos serão de apenas 70% do valor da inscrição e em um limite máximo de até 90 dias antes do evento. Não serão permitidas transferências de inscrição.

  11. Até quando pode se inscrever?
Devido a capacidade do espaço desde ano, são Vagas Limitadas!  Então garanta já a sua.

  12.  Acadêmico pode participar? Precisa ser curso de ergonomia?
Podem participar profissionais, alunos de graduação e pós-graduação, associados ou não a ABERGO e de todas as áreas do conhecimento.
O evento é voltado para a comunidade de Ergonomia, mas não exclusivo.

 

  13.  Somente presencial ou online também?
O evento esse ano será Híbrido.
O evento se inicia de forma remota no dia 21 de novembro com o XVI Forum dos Grupos Técnicos da ABERGO.
A partir do dia 22 de novembro as atividades serão presenciais no Majestic Palace Hotel com transmissão ao vivo aos que participarão de forma remota.

 

  14. Tenho direito a certificado?
Sim, todos os participantes do evento receberão um certificado que estará disponível na plataforma da Even3, acessível por meio de login e senha. 

 

  15. Se eu pagar a taxa de inscrição e não apresentar o artigo ele será publicado? 
A apresentação de artigos é desejada, mas não é obrigatória. 

 

  16. Meu artigo foi aprovado. Contudo, percebi que preciso realizar uma alteração ou enviar um novo arquivo. Posso fazer essa alteração? 
Caso seu trabalho ainda não tenha sido avaliado ou aprovado com ressalvas, é sim possível fazer as alterações, até a data limite de fechamento das publicações.

 

  17. Não concordei com o parecer enviado pelo avaliador que reprovou meu artigo. O que fazer?
Você pode enviar um e-mail para eventos@abergo.org.br com a justificativa de discordância. Esse pedido será avaliado pela coordenação do Comitê Científico.

 

  18. Tive mais de um trabalho aprovado. Pagando somente uma taxa de inscrição eu consigo publicar todos eles? 
Cada autor poderá enviar até 3 trabalhos como autor principal. O apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento. Ou seja, se inscrevendo e sendo o apresentador deles, uma inscrição engloba até 3 trabalhos.

 

  19. Qual será o dia da apresentação do meu artigo? 
A programação das apresentações será divulgada até 60 dias antes do evento.

 

  20. Onde são publicados os artigos do evento?
Se o seu artigo  foi aprovado e inscrito ele estará disponível nos anais do evento: https://www.abergo.org.br/congresso de cada edição. 

Comissão Organizadora
Comissão Científica
  • Lucy Mara Baú - ABERGO

  • José Orlando Gomes - UFRJ

  • Paulo Antonio Barros Oliveira - UFRGS

  • Lizandra Vergara - UFSC

  • Eduardo Ferro - USP

  • Rosimeire Sedrez Bitencourt - PUCPR

  • Claudia Mazzoni - FUMEC

  • Jacinta Sidegum Renner - Feevale

  • Antonio Renato Moro - UFSC

  • Raoni Rocha Simões - UFOP

  • Ana Karina Pessoa da Silva Cabral

  • Ana Regina Aguiar Dutra

  • Angelina Dias Leão Costa

  • Angélica Acioly

  • Antônio Renato Moro

  • Carmen Elena Martinez Riascos

  • Claudia Mont'Alvão

  • Cynthia Mara Zilli Casagrande

  • Diogo Pontes Costa

  • Eduardo Ferro dos Santos

  • Elton Moura Nickel

  • Eugenio Andrés Díaz Merino

  • Evelise Pereira Ferreira

  • Giselle Speck

  • Juliana  Marcelino

  • Juliana Tasca Tissot

  • Laura Bezerra Martins

  • Lizandra Garcia Lupi Vergara

  • Lucy Mara Bau

  • Luis Franz

  • Marli Everling

  • Milton José Cinelli

  • Paulo Antonio Barros Oliveira

  • Pedro Ferreira Reis

  • Raimundo Diniz

  • Raoni Rocha

  • Raquel Aparecida Casarotto

  • Ricardo José Matos de Carvalho

  • Rosiane Pereira Alves

  • Rosimeire Sedrez Bitencourt

  • Rosimeri Franck Pichler

bottom of page