REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A Comissão Científica do XXIII Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO (ABERGO 2023), estabelece os critérios para a submissão dos trabalhos científicos no evento.
Poderão ser submetidos trabalhos caracterizados como investigativos, descritivos, de revisão sistemática e relatos de experiência, elaborados em conformidade com as orientações deste regulamento. Não serão aceitos trabalhos que não estiverem de acordo com este regulamento.
1. Das Modalidades
Poderão ser enviados trabalhos nas modalidades:
-
Artigo Completo - Artigos Completos de 8 a 15 páginas, serão apresentados nas sessões de Comunicação Oral durante o evento.
-
Pôster – Resumo Expandido de 2 a 4 páginas, com exibição de Pôster/Vídeo Pôster no evento.
Os arquivos devem estar no formato .doc ou .docx, e desbloqueados. As regras de apresentação oral, gravação de vídeos, e impressão de posters serão divulgadas após a aprovação dos trabalhos.
2. Prazos, Inscrições e Autoria
Os prazos de submissões dos trabalhos estão disponíveis no site do evento.
Não há cobrança de taxa de submissão, porém, caso o trabalho seja aprovado, ao menos um dos autores deve estar inscrito no evento no prazo divulgado no site do evento.
Cada autor poderá enviar até 3 trabalhos. O apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento.
Cada trabalho deve ter no máximo 8 autores.
3. Temática e Áreas
A submissão dos trabalhos deverá ser feita na área que melhor se adequar a escolha do(s) autor(es), tendo como base a temática do evento e as áreas que se seguem.
A temática principal do evento é “A profissão do Ergonomista no Brasil: competências, habilidades e formação”.
As áreas da temática estão divididas em:
I. Ensino e Formação em Ergonomia
-
Regulamentação Profissional da Ergonomia; Ergonomia na Classificação Brasileira de Ocupações; Certificação de Ergonomista, de Empresas e de Cursos.
-
Ensino da Ergonomia; Metodologias de Ensino e de Aprendizagem; Ambientes de Aprendizagem Físicos e Digitais; Tecnologias Educacionais.
II. Ergonomia Aplicada ao Trabalho
-
Análise Ergonômica Preliminar; Análise Ergonômica do Trabalho; Análise de Riscos; Estudo e Projeto de Trabalho; Psicodinâmica do Trabalho.
-
Gestão de Processos; Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho; Normas Regulamentadoras; Padrões de Certificação.
-
Aplicações da Ergonomia no Âmbito Industrial, Aeroespacial, Agricultura, Manufatura, Logística, Mineração, Hospitais, Serviços, Home Office, Teletrabalho, dentre outros.
III. Ergonomia do Produto, de Sistemas e de Ambientes Físicos e Digitais
-
Tecnologias Emergentes e Disruptivas; Interfaces e Interações Multimodais (IHM, IHC, IHT, IHR, IHD, IHH, IHA); Usabilidade, ErgoUX.
-
Acessibilidade Urbana, Ambientes Construídos, Acessibilidade Integral, Design Universal, Conforto Ambiental.
-
Design de Produto; Ergodesign; Ergonomia no Vestuário.
-
Aplicações em Robótica e Automação; Internet das Coisas; Computação e Software; Realidade Virtual, Aumentada e Mista; Modelagem e Simulação; Neuroergonomia; Biosinais.
IV. Ergonomia, Qualidade de Vida e Sociedade
-
Aplicações em Atividades de Vida Diária; Qualidade de Vida; Envelhecimento; Sociedade; Esportes.
-
Desenvolvimento Sustentável; Ergonomia Verde; Ergo Ecologia; Ecologia Humana.
-
Tecnologia Assistiva; Reabilitação; Reintegração; Recursos Terapêuticos.
-
Saúde Mental, Psicossociologia, Cognição, Comportamento Humano.
4. Divulgação dos Resultados
A divulgação dos resultados das avaliações dos trabalhos submetidos ocorrerá na medida em que eles forem avaliados. As informações de prazos estarão no site do evento.
5. Envio e Formatação dos Trabalhos
Para o direcionamento adequado aos avaliadores, deverão ser submetidos 2 arquivos para que possam ser avaliados por critérios “às cegas” dos avaliadores, sendo:
-
Arquivo 1: Com a identificação dos autores
-
Arquivo 2: Sem a identificação dos autores
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Congresso, sendo classificados em “Aceito”, “Não aceito”, ou “Revisar”. A decisão da Comissão Científica será irrevogável, não cabendo recurso de qualquer natureza. A Comissão Científica reserva-se o direito de avaliar a adequação do trabalho às normas do Congresso, a sua realocação quanto às áreas (se pertinente).
Os trabalhos deverão ser inéditos e de autoria dos autores para fins de publicação. A responsabilidade sobre ineditismo e autoria é exclusiva dos autores, sob pena de impedimento de apresentações futuras em eventos da ABERGO ou outras sanções legais que se apliquem. A organização e a Diretoria da ABERGO condenam ações que possam ser consideradas cópia, plágio ou equivalentes.
6. Disposições Gerais
Este Regulamento se submete, no que couber, aos dispositivos legais e regulamentares vigentes, bem como às regulamentações e normas da ABERGO.
Os casos omissos serão analisados e deliberados pela Diretoria Executiva da ABERGO.
Informações complementares poderão ser obtidas por meio de e-mail à organização do evento.