top of page

A ABERGO

 

A ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia, foi fundada em 1983. É uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é contribuir para o avanço da ciência e da prática da ergonomia, assim como, ampliar a sua divulgação, estudando as interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, considerando as suas necessidades, habilidades e limitações. 

O atual Estatuto e Regimento da ABERGO foi aprovado em 1 de setembro de 2004, na Assembleia Geral Ordinária, realizada na cidade de Fortaleza, Ceará, durante o ABERGO 2004 - XIII Congresso Brasileiro de Ergonomia.

 
Informative Interview
document-309065_1280.png

Estatuto

document-309065_1280.png

Regimento

A documentação da ABERGO está indexada no Zenodo. O Zenodo é um repositório de acesso aberto de propósito geral desenvolvido sob o programa European OpenAIRE e operado pelo CERN. Sempre que utilizar de nossos documentos, cite o DOI relacionado ao mesmo.

 
zenodo-gradient-1000.png
Sobre: Sobre

DIRETORIA

 

A primeira diretoria da ABERGO foi composta pelo professor Itiro Iida, como presidente, Reinier Rozestraten, como vice-presidente, Anamaria de Moraes, como diretora-administrativa, Leda Leal Ferreira, como diretora-financeira, e João Bezerra de Menezes, como diretor-técnico. 

A Atual Diretoria e Conselho exerce seu mandato no Triênio 2024 / 2026

Diretoria Executiva

 
 
Imagem do WhatsApp de 2024-01-16 à(s) 13.42.46_b3d64b37.jpg

Lucy Mara Baú

Presidente

Diretora da empresa Ocupamed. Mestre em Engenharia de Produção, Graduação em Fisioterapia. Especialista em Fisioterapia do Trabalho.

Lizandra.jpg

Lizandra Garcia Lupi Vergara

Secretária Geral

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado na área de Ergonomia pela Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA.

25a4714f-12bf-4845-9609-6bd2649fd7c0.jpg

Jacinta Sidegum Renner 

Tesoureira

Professora e pesquisadora do Programa de doutorado e mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, doutora e mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia pela UFRGS.

download (2).png

Rosimeire Bitencourt 

1ª Suplência

Professora Adjunta e Coordenadora do Núcleo de Ergonomia e Desenvolvimento Sustentável (SEEDS) da PUC Paraná, Mestre em Sistemas de Produção e Ergonomia e Doutora em Engenharia, Pós-Doutorado em Engenharia de Produção. Graduação em Ciências da Computação.

download (3).png

Raoni Rocha Simões 

2ª Suplência

Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, Doutorado em Ergonomia e Organização do Trabalho, Mestrado em Ciências do Trabalho e da Sociedade, Graduação em Fisioterapia e em Engenharia de Produção, Especialização em Ergonomia.

Conselho Fiscal

2dc9f85fc8b546f8b82d97df5e903cbc.jpg

Paulo Antônio Barros

Conselheiro Efetivo

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Auditor Fiscal do Trabalho Aposentado, Mestre em Educação, Doutor em Engenharia de Produção, Graduação em Medicina, Especialização em Medicina do Trabalho. Foi Presidente da ABERGO nas Gestões 2015/2017 e 2018/2020.

images.jpeg

Eduardo José Marcatto 

Conselheiro Efetivo

Professor convidado dos cursos de especialização em Ergonomia Senac Ribeirão Preto, Medicina do Trabalho da UNIESP, Eng. de Segurança do Trabalho da Oswaldo Cruz e UNIP, MBA em Ergonomia das Faculdades Inspirar, consultor de atuação técnico-prática de diversas empresas e docente da PRODERGO e da Marcattos. Mestre em Saúde e Segurança Ocupacionais, MBA em Gerenciamento de empreendimentos com Ênfase em SMS pela FGV-SP; pós-graduado em ergonomia pela Escola Politécnica da USP.

download (1).png

Eduardo Ferro dos Santos 

Conselheiro  Efetivo

Professor Associado da Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Pós Doutor em Engenharia Mecânica, Graduação em Engenharia Mecatrônica e em Fisioterapia, Especialização em Qualidade e Produtividade e em Engenharia de Segurança do Trabalho.

279c24be3352482288a9eedcdb7398dd.jpg

José Orlando Gomes

1º Suplente Conselheiro Fiscal

Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre, Doutor e Graduado em Engenharia de Produção, atual Presidente da International Ergonomics Association. Foi Presidente da ABERGO nas Gestões 2010/2012 e 2013/2015.

download.jpeg

Bruno Chapadeiro Ribeiro

2º Suplente Conselheiro Fiscal

Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, mestrado em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com período sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS/Sorbonne) em Paris - França e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp)

Apoio

Valeria.jfif

Valéria Barbosa

Secretária

Secretária da ABERGO, lotada na sede da ABERGO

bottom of page