top of page

XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA – ABERGO 2023

Tema: "A Profissão do Ergonomista no Brasil: competências, habilidades e formação"

LM.png

Estimados e Estimadas Colegas da Ergonomia,


A ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia está comemorando em 2023 seus 40 anos de fundação, período este que, em sua trajetória realizou muitos feitos e eventos, entre seminários, jornadas, webinars, lives, fóruns e congressos. Além de parcerias e convênios com instituições de ensino, empresas e entidades, é uma das 52 federadas da IEA – International Ergonomics Association e um dos 16 países membros da ULAERGO - Unión LatinoAmericana de Ergonomía.

Nesta XXIII edição do Congresso Brasileiro nos encontraremos para comemorar este aniversário importante, sendo nossa anfitriã a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, nos recebendo em Florianópolis, SC, no Hotel Magestic, local do evento, de 21 a 24 de novembro de 2023.

Em todas as edições, o evento contou com a presença de pesquisadores e profissionais vindos dos principais centros de ensino, pesquisa e meio corporativo do Brasil e de outros países, e de palestrantes convidados de renome nacional e internacional. Desse modo os congressos da ABERGO tornaram-se um importante fórum de divulgação e debate de questões pertinentes ao avanço da ergonomia no Brasil e no mundo.

Junto com o ABERGO 2023, teremos o XVII Fórum dos 8 Grupos Técnicos da ABERGO e o XVI ENERGO (Prova de Certificação do Ergonomista Brasileiro).

Um dos grandes objetivos da ABERGO em todos estes anos, foi buscar o reconhecimento da profissão de Ergonomista pelo Ministério do Trabalho/ CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). E, no nosso último congresso em 2022 tivemos a aprovação do Ministério para esta descrição. Em 2023 teremos a publicação do código de CBO do profissional Ergonomista, facilitando o detalhamento descritivo da profissão e para os contratos de trabalho. Com este marco da profissão, a comissão organizadora definiu o tema deste evento: "A Profissão do Ergonomista no Brasil: competências, habilidades e formação".

A ciência e a prática se encontrarão em Florianópolis para debates e atualizações em: Gestão em Ergonomia e Fatores Humanos na Indústria; em Serviços; em Home Office e Teletrabalho; na Qualidade de Vida; na Sustentabilidade e EcoErgonomia; em Ambiente Construído e Acessibilidade; em Reabilitação; no Ergodesign, Usabilidade, Interfaces e Interações Humanas; na Moda e no Vestuário; em NeuroErgonomia e Saúde Mental.

Temos muito a debater, esclarecer, atualizar e comemorar neste maior evento da Ergonomia brasileira.

 

Esperamos sua presença e participação.

Abraços Ergonômicos,

 

Lucy Mara Baú

Presidente da ABERGO

bottom of page