O que é ergonomia?
*A definição de ergonomia e demais conceitos apresentados abaixo foram traduzidos e elaborados com base no que está publicado no site da Associação Internacional de Ergonomia -IEA (2020).
Definição e Aplicações
A palavra ergonomia - “a ciência do trabalho” deriva do grego ergon (trabalho) e nomos (leis). Ergonomia (ou fatores humanos) é a disciplina científica preocupada com a compreensão das interações entre humanos e outros elementos de um sistema, e a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema.
Os termos ergonomia e fatores humanos são freqüentemente usados alternadamente ou como uma unidade (por exemplo, fatores humanos / ergonomia, FH/E), uma prática que é adotada pela Associação Internacional de Ergonomia - IEA.
Embora os praticantes da Ergonomia frequentemente trabalhem em setores econômicos, indústrias ou campos de aplicação específicos, a ciência e a prática da ergonomia não são específicas de um só domínio. Ergonomia é uma ciência integradora multidisciplinar e centrada no usuário. Os problemas que a ergonomia aborda são tipicamente de natureza sistêmica; assim, a ergonomia usa uma abordagem holística de sistemas para aplicar teorias, princípios e dados de muitas disciplinas relevantes ao projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas. A ergonomia leva em consideração os fatores físicos, ambientais, cognitivos, organizacionais, sociotécnicos e outros fatores relevantes, bem como as complexas interações entre o ser humano e outros humanos, o meio ambiente, ferramentas, produtos, equipamentos e tecnologia.
Para praticar a Ergonomia de forma efetiva, os profissionais de Ergonomia que se especializem em um determinado domínio ou disciplina devem abordar questões e desafios com consideração suficiente de todos os elementos relevantes da ergonomia. Isso pressupõe um amplo conhecimento também de outras áreas da ergonomia. Esta visão integrada para a prática da ergonomia está representada na Figura 1. No entanto, a resolução real de problemas requer abordagens participativas por meio de consulta com especialistas em ergonomia em diferentes domínios, bem como especialistas em outras áreas relevantes.
Figura 1. Fatores Humanos/Ergonomia (HF/E), uma visão integrada de diferentes domínios de especialização.
Princípios da Ergonomia
Os princípios da Ergonomia estão enraizados em valores sociotécnicos. Os princípios e metodologias de design participativo da ergonomia aplicam-se ao design de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes, setores e tipos de trabalho. Os princípios da Ergonomia estão enraizados em valores essenciais: (READ et al., 2018 e OIT, 2019 apud IEA, 2021)
-
humanos como ativos (recursos de valor),
-
a tecnologia como ferramenta para ajudar os humanos,
-
promoção da qualidade de vida,
-
respeito pelas diferenças individuais, e
-
responsabilidade para com todas as partes interessadas.
Referências
-
IEA. What Is Ergonomics?. (2020). Disponível em: <https://iea.cc/what-is-ergonomics/>. Acessado em: <13/06/2021>.
-
Read, G.J.M., Salmon, P.M., Goode, N., & Lenné, M.G. (2018). A sociotechnical design toolkit for bridging the gap between systems‐based analyses and system design. Human Factors and Ergonomics in Manufacturing & Service Industries,28(6), 327-341.
-
OIT. Principles and Guidelines for HF/E Design and Management of Work Systems. (2019) Joint Document by IEA and the International Labour Organization (ILO).