Acerca de

128f43c0252d9a38c21b916879f99480.webp

Macroergonomia

Descrição:

O Grupo Técnico Macroergonomia (GTMACRO) integra a Associação Brasileira de Ergonomia e segue o regimento proposto por esta Associação. Tem como eixo central divulgar a ergonomia na sua essência macro, prezando pelos princípios sistêmicos, participativos, multi e interdisciplinares. Deve-se notar que está-se usando o termo macroergonomia para diferenciar das abordagens que consideram apenas uma das especialidades da ergonomia (fisica, ou cognitiva ou organizacional), apesar da ergonomia dever, por definição, considerar todas as especialidades dentro de um todo, e suas interações, mesmo que o foco seja um subsistema especifico ou mesmo aspectos especificos de um dado trabalho. Esta visão sistêmica, projetual, com foco no bem estar das pessoas e desempenho geral do sistema é que distingue a ergonomia de outras disciplinas.

 

Entende-se que (macro)ergonomia é a abordagem que considera a integração das questões no domínio da ergonomia física, cognitiva e organizacional sob uma perspectiva sociotécnica, ou seja, considera os subsistemas do sistema sociotécnico (e suas interações) a saber: subsistema pessoal (demografia, capacitação[conhecimento, habilidades], motivação), tecnológico (projeto de trabalho, máquinas/ferramentas de hardware e software), projeto organizacional (processos, gerenciamento, cultura organizacional), ambiente interno (físico-ambiental, psicossocial) e ambiente externo.

 

Os trabalhos deste GT se fundamentam tanto na aplicação prática quanto no conhecimento científico na busca pela melhoria contínua da performance dos sistemas produtivos, que engloba os impactos nos seres humanos (saúde, segurança, satisfação, bem estar) e nas organizações (produtividade, eficiência, retorno financeiro, qualidade, inovação). Objetiva-se debater sobre os meios de aplicação da (macro)ergonomia e seus impactos na sustentabilidade dos sistemas.

Um sistema sociotécnico sustentável depende do equilíbrio dos fatores: social, econômico, educacional, cientifico-tecnológico, politico, legal, cultural, espacial, da comunidade, ecológico, entre outros, que impactam (e são impactados por) o sistema sociotécnico e seu ecossistema.

 

Os membros do GT Macroergonomia são profissionais de formações acadêmicas diversificadas, interessados na reflexão da prática profissional e científica da ergonomia, de maneira a atender às especificidades das organizações assegurando as normativas legais.

 

As atividades do GT, tanto de geração/difusão de conhecimento quanto de pesquisa prática ocorrem de forma colaborativa, considerando a hélice quádrupla, envolvendo e aproximando a academia, as empresas, o governo e a sociedade.

Coordenadora: Symone Miguez

Vice Coordenadora: Cláudia Ferreira Mazzoni

Secretária: Bianca Jordao

Contato: gtmacro@abergo.org.br

COMO PARTICIPAR DESTE GT

 

Todo sócio adimplente da ABERGO pode se associar aos GTs. Um associado pode ser membro de mais de um GT. O interessado deverá preencher a ficha de inscrição ao final desta página. Caberá ao coordenador do GT a confirmação do seu aceite como membro.

Interessados, mas não sócios da ABERGO também poderão participar como ouvintes em algumas atividades do GT, mas não serão considerados membros. ​

 

Para ser aceito em um dos grupos, siga as seguintes etapas:


PASSO 01: Inscreva-se no formulário de inscrição, CLIQUE AQUI.
PASSO 02: A coordenação do grupo vai analisar sua inscrição e comunicar o seu aceite.

OUTRAS INFORMAÇÕES


O documento "Regimento dos Grupos Técnicos é uma leitura recomendada para todos os interessados em participarem dos GTs da ABERGO.

Acesse o Regimento dos Grupos Técnicos