top of page
Buscar
  • Foto do escritorIbrahim Santos

Abergo e ABNT lançam o Selo Gestão em Ergonomia para empresas



Por Paula Barcellos/Jornalista da Revista Proteção


A partir do mês de abril, a Abergo e a ABNT lançarão oficialmente o Selo Gestão em Ergonomia Abergo/ABNT que será concedido às empresas que buscarem a certificação para suas boas práticas em ergonomia. “A Abergo criou, em 2003, o Sistema de Certificação de Ergonomia para profissionais/pessoas, para cursos de pós em Ergonomia e para empresas. De lá para cá, foram colocados em prática as certificações de pessoas e a acreditação de cursos. E agora, 20 anos depois, estamos colocando em prática a certificação em Ergonomia para empresas e, neste primeiro momento, para Gestão em Ergonomia, em parceria com a ABNT, entidade com longa experiência em certificações”, explica Lucy Mara Baú, presidente da Abergo.


Segundo ela, com a entrada em vigor, a partir de janeiro deste ano, da atualização da NR 1 – GRO, passa a ser obrigatória a Gestão em Ergonomia para empresas. “A Gestão em Ergonomia nas empresas é a base para harmonização e integração entre saúde, segurança e processo produtivo. Desta maneira ofertar a Certificação em Gestão de Ergonomia nas empresas é um grande diferencial que favorecerá empresas e trabalhadores”, destaca.


Para Lucy Mara, a união da ABNT e da Abergo nesse sistema é importante, pois alia experiência com conhecimento técnico. “A grande experiência em certificações da ABNT em seus mais de 50 anos de existência, alinhado ao conhecimento técnico científico da Abergo em uma trajetória de 40 anos, garantem a eficácia de uma gestão que, além de promover a prevenção por meio da integração da ergonomia com a Saúde e Segurança do Trabalho, traz a participação da ergonomia no processo produtivo, desde projetos de concepção, organização do trabalho, processos, fluxos, capacitações, indo até a responsabilidade social e sustentabilidade”, diz.


Critérios

Os critérios para a concessão do Selo estão estabelecidos no procedimento específico ABNT PE 342 – Sistema de Gestão de Ergonomia. “O objetivo do sistema de gestão é a organização demonstrar sua capacidade de adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, aumentando a produtividade do trabalhador por meio da efetiva aplicação do sistema”, alerta Lucy Mara. Ela complementa que os critérios são alinhados com outras normas de sistemas de gestão, incluindo desde o estabelecimento de uma política em ergonomia, o planejamento, a implementação, os registros e controles.

428 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page