ENSINO DE ERGONOMIA E PROJETO: EXPERIÊNCIAS DE APLICAÇÃO DE UMA DINÂMICA DE CONCEPÇÃO DE ESPAÇO DE TRABALHO

Daniel Braatz, Esdras Paravizo, Luiz Tonin, Sérgio Silva

Resumo


O contexto atual do ensino de ergonomia e projeto nos cursos de ensino superior apresenta uma série de desafios ao professor: por um lado tem-se a aparente distância entre as discussões conceituais, subjetivas, inerentes ao campo da ergonomia e a característica prática recorrente à disciplina de projeto; por outro, a grande diversidade de áreas de formação e interesses dos alunos pode acarretar na incompreensão da real importância da área da ergonomia e projeto, possivelmente levando à falta de interesse por parte dos alunos. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma dinâmica de concepção de espaço de trabalho e as experiências decorrentes de sua aplicação no contexto do ensino da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho e do projeto de melhoria subsequente à análise. A dinâmica apresentada conseguiu articular os conceitos relevantes à temática, aproximando a teoria e prática e promovendo um maior engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.