DIDÁTICA PROFISSIONAL E TEORIA DO CURSO DA AÇÃO: DIFERENTES CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Renata Bastos Ferreira Antipoff, Francisco de Paula Antunes Lima

Resumo


O desenvolvimento de competências práticas tem sido um desafio para diversas áreas interessadas na aprendizagem no trabalho. A Didática Profissional é uma disciplina que alia a Análise da Atividade e a teoria piagetiana para a formação de novas competências no trabalho.  A teoria do Curso da Ação, baseada na perspectiva da Ação Situada de Suchman e na Análise Ergonômica do Trabalho (AET), aborda a questão da aprendizagem por um viés diferente da primeira. Apesar de partirem ambas da análise da atividade dos experts e novatos em situações reais de trabalho, o arcabouço teórico subjacente à análise da atividade muda a forma de analisar a atividade e de compreender o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo visa discutir as contribuições e diferenças de ambas as perspectivas na formação profissional de trabalhadores da prática através da análise da atividade de profissionais da construção civil.

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