QUALIDADE DOS IMPREVISTOS EM SITUAÇÃO E A PRÁTICA EDUCATIVA DEMOCRÁTICA

Wanilde Ferrari-Auarek, Daisy Cunha

Resumo


O artigo fundamenta-se em uma tese de doutorado (AUAREK, 2012) e analisa a atividade do professor ZAB no laboratório da disciplina Comandos Elétricos (LAB1) do Curso Técnico em Eletrotécnica do CEFET-X, instituição pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira. A análise da Aula 21 (Au21) permite melhor compreender as singularidades estruturantes da atividade do professor e da atividade de aprendizagem em laboratório, esta considerada enquanto uma situação de trabalho. Tudo isto como fenômeno revelador da riqueza operacional, intelectual e cultural das relações pedagógicas e sociais entre professor e aluno. Nessas relações, saberes, valores e normas são mobilizados na atividade do professor e do aluno, nomeadamente no desenvolvimento do  trabalho de ensino aprendizagem em torno da resolução de um problema com a montagem de um dispositivo no qual os temporizadores apresentaram  avarias. Esse problema é descrito como um « imprevisto obscuro » que desencadeia oportunidades ricas em aprendizagem para os(as) educandos(as) bem como para o professor.

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