EAMETA: um método amigável de análise participativa de situações de trabalho

Renato José Bonfatti, Mario Cesar Vidal

Resumo


O artigo apresenta o método EAMETA, acrônimo derivado das categorias espaço, ambiente, mobiliário, equipamento, tarefa e atividade, em que repartimos uma situação de trabalho para fins de coleta de dados de suporte à ação ergonômica. Esse instrumento tem como objetivo proporcionar uma orientação inicial do olhar do praticante de Ergonomia, quando colocado diante da variedade e diversidade dos constituintes das situações de trabalho.

O método, essencialmente participativo e mobilizando recursos acessíveis de escuta e de registro de informações, se aplica à maioria das ocupações e tipos de tarefas. Sua suficiência para a formulação de diagnósticos, proposição de melhorias e de vias de aprofundamento no estudo de situações de trabalho é coroada com a formatação de um conjunto pertinente de exigências aos trabalhadores alocados nas situações sob exame. Portanto EAMETA permite apontar os requisitos para a transformação positiva da situação estudada ou, minimamente, estabelecer uma apreciação diagnóstica inicial desta situação de trabalho, em termos de anotação de inadequações e do quadro de exigências.

São apresentados os fundamentos e as bases estruturais do método. No seu primeiro tópico é feita uma caracterização epistemológica de métodos e técnicas em Ergonomia, fazendo um destaque da construção compartilhada que possibilita uma conjunção positiva entre expertise e participação na ação ergonômica. No segundo campo, é apresentada a sequência completa de constituição dos conteúdos método, desde a etapa de preparação e até as etapas de finalização (Resultados, Restituição e Relatório final), passando pelas formas de apreciação (confrontação e compartilhamento),

EAMETA examina a atividade humana na perspectiva da variabilidade. Assim sendo, o artigo contém uma aplicação didática, como material ilustrativo para a discussão que o encerra.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.