ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia

pes_proce

EDITAL DO ENERGO 2018 - EXAME NACIONAL DE ERGONOMIA

Passo a passo para a Certificação de Pessoas:

1. Atualmente a única forma de submissão de candidatura é pelo Processo Regular, aplicada às pessoas formadas através de um curso de especialização em Ergonomia. Os candidatos deverão se submeter ao Exame Nacional de Competências em ergonomia | ENERGO [Norma ERG BR 2001].

2. Observar o Edital do ENERGO – Exame Nacional de Ergonomia para envio de documentos e comparecimento a Prova.

3. Ler e atender as normas específicas à Aplicação de Candidaturas, quais sejam:

* Aplicação de Candidaturas [ERG BR 2002]
* Certificação de Pessoas [ERG BR 3001]
* Código de Deontologia do Ergonomista Certificado [ERG BR 1002]

5. Realizar o pagamento da taxa de Certificação na conta corrente em nome da ABERGO, no Banco ITAÚ / Agência: 8189 / Conta Corrente: 06392-1, conta corrente pessoa jurídica | CNPJ 28.003.218/0001-19.

6. Enviar a documentação a Secretaria da ABERGO VIA POSTAL, REGISTRADA, contendo:

* Formulário de Submissão de Candidatura ao Sistema de Certificação do Ergonomista Brasileiro com a documentação comprobatória.
* Comprovante de depósito bancário realizado em nome da ABERGO.

ATENÇÃO: Toda a documentação, inclusive o comprovante de pagamento da taxa de certificação, deve estar reunida em CD, DVD ou Pen drive, não aceitamos papel. Pedimos que não enviem documentação separada.

Em virtude da demora na entrega do correio na UFRJ o endereço para submissão da documentação é:

Rua Soares Cabral, nº 63 apto 701
Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22240-070
A/C - Valéria de Almeida Barbosa


A Associação Internacional de Ergonomia (IEA), após avaliação de seu corpo de Peritos, aprovou o reconhecimento de nosso sistema de certificação de pessoas como compatível com seu sistema internacional de acreditação. Agora o Sistema de Certificação do Ergonomista Brasileiro (SisCEB) é o quinto "Certification Program Endorsed by IEA (International Ergonomics Associations)" existente no mundo.
Somos o primeiro sistema latino americano a ter este endosso internacional. Estamos ao lado de outros quatro sistemas de Acreditação de Ergonomistas Endossados pela IEA: o BCPE dos Estados Unidos da América do Norte, o CREE da Comunidade Européia, o da Japanese Ergonomics Society, e o da New Zealand Ergonomics Society.