Apresentação Programação Organização Inscrições Exposição Trabalhos Turismo

Como parte da celebração dos seus 25 anos de atividades, a ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia estará realizando no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, na cidade de Porto Seguro - Bahia, no período de 2 a 6 de novembro de 2008, o ABERGO 2008: 15º Congresso Brasileiro de Ergonomia, o 6º Fórum Brasileiro de Ergonomia e o 3º Congresso Brasileiro de Iniciação em Ergonomia.

O Congresso da ABERGO é considerado o maior evento de ergonomia na América Latina, congregando profissionais das mais diversas áreas como medicina e enfermagem do trabalho, psicologia, engenharia de segurança e de sistemas, arquitetura e design industrial, fisioterapia, reabilitação, etc.

Visando contribuir para o aprofundamento de discussões que reflitam o papel do ergonomista brasileiro em sua função de agente responsável pela melhoria de produtos, postos de trabalho, tarefas, ambientes e sistemas o tema do 15º Congresso Brasileiro de Ergonomia será "Ergonomia: soluções e propostas para um trabalho melhor".

Como parte do ABERGO 2008, o 6º Fórum Brasileiro de Ergonomia será um evento constituído por dois outros eventos: o 6º Forum de Certificação do Ergonomista Brasileiro e o 6º Fórum dos Grupos Técnicos da ABERGO. O 6º Fórum de Certificação terá por objetivo [i] dar continuidade a concessão das certificações aos ergonomistas que se candidatarem no Sistema de Certificação do Ergonomista Brasileiro [SisCEB] e [ii] discutir os procedimentos e as teses normativas do SisCEB a fim de garantir uma avaliação permanente do sistema.

O 3º Congresso Brasileiro de Iniciação em Ergonomia tem por finalidade incentivar a prática científica entre os alunos de diversos cursos de graduação, nos quais a disciplina/tema "Ergonomia" seja objeto de estudo. Desta forma, encontra-se previsto um espaço exclusivo para que os alunos da graduação possam apresentar a sua produção e discutir os seus interesses como futuros ergonomistas.

O programa do ABERGO 2008 consistirá de conferências, mesas redondas, mini-cursos, sessões técnicas e comunicações coordenadas que apresentarão o estado da arte da ergonomia brasileira. Os participantes estão convidados a submeter propostas para compor o programa científico que, após avaliação do Comitê Científico, serão incorporadas ao programa oficial do Congresso.

Neste ano, aproveitando o sucesso do congresso anterior, daremos continuidade a apresentação de CASES EM ERGONOMIA. Assim, solicitamos as empresas, laboratórios e grupos de pesquisa em ergonomia que apresentem casos de sucesso que possam ilustrar a aplicação prática da ergonomia no setor produtivo.

Os trabalhos submetidos ao 3º Congresso Brasileiro de Iniciação em Ergonomia serão avaliados pelo Comitê Técnico considerando que a qualidade dos trabalhos deverá ser compatível com o grau de maturidade e experiência científica que se espera de um aluno da graduação. Assim, trabalhos de conclusão de curso de graduação e de disciplinas cujo tema central seja a ergonomia poderão ser submetidos ao evento.

Temos a certeza de que o ABERGO 2008 será uma excelente oportunidade de se poder unir um evento científico de elevada qualidade técnica aos encantos da cidade de Porto Seguro – berço da nação brasileira. Temos a certeza que o visitante encontrará nesta encantadora cidade inúmeras opções de lazer, culinária diversificada e pontos turísticos que contam a história deste país.

Você também terá a oportunidade de usufruir de um variado programa cultural e social, complemento indispensável desta semana de produtivo intercâmbio científico para o qual temos o prazer de convidá-lo(a).

Contamos com a sua presença!

Marcelo Márcio Soares, Ph.D., E.C.

Presidente da ABERGO
Presidente do ABERGO 2006

Promoção

Realização:
ABERGO | Associação Brasileira de Ergonomia

.

Patrocínio:
CNPq | CAPES | Petrobras

Apoio:
UFPE | dDesign | IEA- International Ergonomics Association | Porto Seguro Convention Bureau

 

....................................................................................................
Secretaria Executiva : Up to Date Eventos Ltda. / Av. Caxangá, 205 Sl. 602
Bairro:
Madalena | CEP 50.720-000 | Recife, PE | Fone: (81) 3227-2085
E-mail: abergo2008@uptodateeventos.com.br

Apresentação